Estudo realizado com 4.000 internautas de perfil entre 18 e 40 anos apontaram alguns motivos para não comprar pela web
Mesmo com 40 milhões de usuários de Internet Banking no país, apenas 17,6 milhões de brasileiros realizam compras online. Um dos principais motivos que inibem o consumidor a comprar pela internet, em 30% das situações, é o fator segurança; seguido pelo medo de não receber o produto (18%); possíveis problemas com troca de produtos (16%); e consumidores que não querem pagar frete (15%); entre outros. Dos motivos para comprar, estão inseridos fatores como: comodidade e acesso 24 horas, com mais de 50% das respostas.
Os dados são da pesquisa 'Perfil da Internet Brasileira', feita pelo Site Blindado S/A com objetivo de desvendar a questão do número de pessoas que confiam no internet banking e fazem transações financeiras pela web, em relação ao número de internautas que compram pela web, buscando entender a diferença desses números. O estudo foi realizado com 4.000 internautas de perfil entre 18 e 40 anos.
Para a tomada de decisão da primeira compra online, a pesquisa avaliou que auxiliam neste processo o hábito dos usuários acessarem extrato bancários e comparar preços em sites. Porém, experiências de compras de amigos e parentes são referências para trazer novos usuários para o e-commerce.
Segundo Mauricio Kigiela, Diretor do Site Blindado S/A, enquanto os bancos oferecem soluções de segurança para seus clientes realizarem ações pela web, os sites e-commerce ainda não fazem uma campanha forte junto aos internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança.
"Poucos sistemas de buscas – a exemplo do Zura e Yahoo! Shopping - mostram ao e-consumidor os sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites blindados contra hackers e outras formas de roubo de dados, para que se sintam seguros na hora de efetivar sua compra", avalia Kigiela.
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário