Mundo T.I

Cientistas plantam tomates e batatas como se estivessem na Lua.

Ideia é ver como os vegetais se comportam em condições extremas
alt
Murat Kacira no centro de produção "lunar"

A falta de água e de atmosfera na Lua, as temperaturas extremas e a exposição a raios cósmicos são os maiores desafios para os futuros habitantes que quiserem viver no satélite natural da Terra. Por causa disso, cientistas construíram uma estufa lunar – em condições iguais às do local – para cultivar frutas como tomates, sementes como o amendoim e legumes como o pimentão.
Criada por Phil Sadler, Gene Giacomelli e outros pesquisadores da Universidade do Arizona, a estufa de pouco mais de 5 metros de comprimento seria enterrada sob a superfície da Lua para não ser alvo de raios cósmicos e ventos solares.
No local, as plantas conseguem crescer sem a necessidade de terra, graças à tecnologia hidropônica (técnica de cultivar plantas sem solo), a soluções de nutrientes minerais e a longos envelopes que mantêm as sementes no lugar quando elas começam a crescer.
O sistema foi projetado para que as plantas obtenham dióxido de carbono (CO2) a partir da respiração dos astronautas. Além disso, a água para regar as plantas pode ser extraída do xixi humano. Mas os astronautas não precisarão descer ao subterrâneo para urinar: o material pode chegar à estufa por tanques pressurizados. Cabos de fibra ótica levariam os raios do sol para as plantas.
Todo o sistema cabe um disco de 1,20 m de largura, que pode ser enviado à Lua e montado em apenas dez minutos.
Em comunicado, Giacomelli, disse que o sistema pode ser monitorado a partir da Terra por meio de sensores e câmeras.
- É uma espécie de mecanismo robótico que fornece comida, oxigênio e água fresca para beber.
Os pesquisadores também querem usar uma tecnologia parecida com essa em jardins urbanos em áreas populosas, onde não existe muita terra fértil.


Fonte

Compartilhar no Google Plus

Autor: Humberto freire de Oliveira

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário