Mundo T.I

As HD5800 continuam com o mesmo preço de lançamento

***8220;A concorrência faz bem ao bolso dos consumidores***8221;. Essa frase, clichê diga-se de passagem, explica perfeitamente o momento que se passa no mercado de placas de vídeo. Afinal de contas, não existe outra explicação para as Radeon HD5800 estarem com os preços congelados desde a data de lançamento, no longínquo 23 de setembro de 2009.





Dessa vez a briga ATI vs NVIDIA não proporcionou preços menores aos consumidores...



Há quase um ano as Radeon HD5800 eram lançadas oficialmente, apesar da disponibilidade em massa começar apenas algumas semanas depois (em parte graças ao problemático processo de 40nm da TSMC). Na ocasião, a AMD anunciou um preço de 380 dólares para a HD5870 e 260 dólares para a HD5850, como indica a tabela abaixo do
Anandtech (apesar de alguns sites, como o Guru3D e o TechPowerUp indicarem um preço de US$399 e US$299 para a HD5870 e HD5850, respectivamente):





O que ninguém esperava era o grande atraso da NVIDIA em apresentar sua solução DirectX 11. Primeiramente, a placa estaria marcada para ser lançada em novembro de 2009. O lançamento foi adiado e, desde então, o que vimos no camaleão foi um show de atraso. No fim da novela Fermi, o que vimos foi um péssimo cenário para NVIDIA: após seis meses de atraso, mais exatamente no dia 26 de março, enfim a GTX 480 foi lançada. O que vimos foi um chip com desempenho abaixo do esperado e consumo muito alto (apesar dos bons avanços de arquitetura e do poderio GPGPU). Ou seja, o domínio das Radeon nessa geração estava garantido, sendo que ela reinou sozinha durante seis meses, e agora enfrentara uma concorrência frágil.



A decepção do lançamento do Fermi deixou as Radeon em uma situação confortável




Como podemos observar, os preços das HD5800 hoje são iguais ou maiores que os preços de lançamento. Para fazermos a comparação, vamos usar como parâmetro o renomado site americano Newegg, considerado referência. As HD5850 continuam caras até os dias atuais: o menor preço que encontramos é uma versão da XFX, por 269 dólares. Porém, a maioria das placas encontradas são encontradas por um preço girando em torno de 300 dólares. Portanto, exatamente igual o preço de lançamento. Ao vermos o preço das HD5870, constatamos que a situação não é nem um pouco diferente: o menor preço é obtido de um modelo da HIS pelo preço de 350 dólares. Não obstante, o preço das Radeon HD5870 oscila entre 360 e 400 dólares, praticamente o mesmo preço de lançamento. Em outro site americano, o Amazon.com, podemos observar o mesmíssimo cenário: HD5850 e HD5870 com preços iguais aos de lançamento.




Quando vamos poder comprar uma HD5800 por um preço mais barato?



Afinal de contas, nesse quase um ano de domínio das placas ATI, que conclusão podemos tirar?



A concorrência é fundamental para o bolso dos consumidores (mais especificamente, nesse caso, para o bolso dos geeks). Na geração passada, quando pudemos comprar HD4850 e HD4870 por preços módicos, a NVIDIA fazia seu papel e concorria fortemente com as ATI, algo que não ocorreu com as placas DirectX 11, graças ao atraso de seis meses do Fermi e ao seu desempenho abaixo do esperado. Portanto, apesar de alguns leitores do Fórum PCs carregarem bandeiras verdes ou vermelhas, o que devemos fazer é pensar sempre e somente na concorrência; de nada adianta uma NVIDIA cambaleante ou uma AMD combalida, se os preços continuam nas alturas. E não somente empresa A ou B, qualquer empresa que esteja em uma situação de domínio de mercado sempre vai cobrar um alto preço por seu produto.



Forumpcs






Compartilhar no Google Plus

Autor: Humberto freire de Oliveira

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário